Um Projeto

ExpressoExpresso EDPEDP

Energia de Portugal 2014

Conselhos de dez anos a mandar

CEO da PlaySight, empresa inovadora de criação de 'courts inteligentes' de ténis, Aaron Skonnard partilha com a "Entrepreneur" as lições que retira do tempo que já passou a gerir os seus escritórios.

Expresso

Construa a partir da sua paixão

Tenha a certeza que acredita de corpo e alma na sua ideia uma vez que pode potencialmente ser a sua vida para o resto dos seus dias. E não há sucesso sem se ter prazer naquilo que se está a desempenhar.

Trabalhe com pessoas que partilhem da mesma ambição

Todos têm que ter a mesma visão desde o início. Do líder ao funcionário mais novo. É útil ir preparando a equipa para os obstáculos que pode enfrentar para que a equipa esteja disponível para atuar com eficácia se eles, efetivamente, ocorrerem.

Não angarie dinheiro sem um plano

Financiamento faz uma empresa andar para a frente e é sinal do seu valor, mas também pode reduzir autonomia e tornar os trabalhadores complacentes quando não se tem ideias definidas do que fazer com o dinheiro.

Aproveitar talento de outras empresas pode ser importante

Se tiver recursos financeiros para tal, não desdenhe adquirir outras empresas para garantir um crescimento rápido. Pode ser uma forma eficaz de responder às necessidades dos clientes e garantir novas valências ao negócio.

Decida qual a plataforma onde pode tirar melhores dividendos

Focar-se numa vertente física sem componente digital, ou vice-versa, pode parecer a forma mais segura e menos exigente de tentar crescer no início, mas por vezes há fatores que iludem. Analise com atenção e veja se a sua ideia não renderia mais noutra plataforma. Pode-se surpreender.

Reúna a equipa à volta de uma missão

Os funcionários devem sempre sentir que fazem parte de algo maior que vai ter real impacto na sua área. É essencial que percebem porque é que a empresa existe e que oferece de diferente relativamente a outras.

Contrate pessoas que se identificam com o negócio

Qualquer empresa que se preze deve ter um conjunto claro de valores pelo qual se pugna e que deve seguir sem exceção, pelo que as contratações que fizer devem ter um perfil que se enquadre naquilo que quer implementar.

Escolha funcionários mais inteligentes que si

Este ponto pode mexer-lhe com o ego, mas é importante contar com alguém que ofereça perspetivas diferentes e novas ideias às quais poderia não chegar de outra forma.

Melhore constantemente

Nunca se acomode e descanse sob os louros de glórias passadas. Duvide, questione, procure formas de atingir novas metas e aproveite para progredir como pessoa e profissional ao longo do caminho. Nunca exija menos de si e de quem trabalha consigo.

Aceite que, por vezes, está errado

Nunca se vai acertar sempre e o erro é algo com o qual se tem que aprender a lidar e assumir como algo que pode acontecer quando menos se espera. Desde que não se trate de casos graves de negligência ou incompetência, há que aceitar o falhar como algo que ajuda a empresa a avançar.