Um Projeto

ExpressoExpresso EDPEDP

Energia de Portugal 2014

Cinco coisas que os empreendedores fazem todos os dias

Saiba o que é que todos os empreendedores nunca devem deixar cair nas suas rotinas diárias com uma interessante lista da "Entrepreneur".

Expresso

Falhe conscientemente e reflicta

Nunca é fácil voltar a tentar depois de falhar. E repetir o processo. Fracassar está sempre à espreita e pode acontecer diariamente, nem que seja nas mais pequenas coisas. Aprender com os erros é, contudo, das características mais importantes que um empreendedor pode desenvolver para crescer na sua capacidade de decisão e força de vontade. É da maneira que estará preparado para enfrentar os grandes obstáculos que aí vêm.

Aceite e confronte os medos

De acordo com o autor Brendon Burchard, o medo pode ser dividido em três categorias: o receio de perder (não se avançar porque talvez possa perder algo valioso), o receio de aprender (ter que lidar com o complicado processo de interiorizar métodos novos) e o receio do resultado (obter um desfecho diferente do que se esperava). Todos eles podem impedir a capacidade de dar o próximo passo mas, mais do que fugir deles, deve assumi-los e utilizá-los para se superar.

Pratique a autodisciplina

Aprenda a adiar uma pequena alegria instantânea e trabalhe arduamente agora para recolher benefícios mais valiosos e duradouros no futuro. Passar duas horas do seu dia a treinar para dominar uma tarefa complicada pode fazer toda a diferença na sua vida e ensinar-lhe lições essenciais sobre a importância que o esforço contínuo tem na valorização pessoal.

Não se esqueça de dormir

Ter as horas de sono necessárias não é tão secundário quanto parece. Veja o caso de Arianna Huffington. Quando estava a lançar o "Huffington Post" trabalhava 18 horas por dia sem descanso por estar tão focada em desenvolver a sua empresa, até que colapsou sem aviso. Bateu com a cabeça numa secretária e acordou numa poça de sangue. Um episódio que marcou profundamente a empresária e que a fez tomar passos para dormir de forma cuidada e planeada. Quando se descansa convenientemente uma pessoa sente-se com maior energia e com outra capacidade para lidar com os problemas.

Dê aos outros

O sucesso depende cada vez mais da forma como interagimos com os outros e o quanto nos esforçamos para lhes podermos oferecer algo. De acordo com Adam Grant, autor do livro "Give and Take: Why Helping Others Drives Our Success", os empreendedores que mais energias reservam para ajudar e partilhar parte dos seus ganhos, são os que vão ter mais êxito ao longo do seu percurso profissional.